NOTÍCIAS E NOVIDADES

Ford: Faróis com câmera detectam pedestres e animais no escuro

 Fonte: site notícias automotivas

 

ford-farois-tecnologia-1

 

A Ford está testando uma nova tecnologia que permitirá ampliar bastante a segurança durante a condução noturna, que de acordo com a empresa, estará em breve nos carros da marca. Trata-se de faróis com câmera para detecção de pedestres, ciclistas e animais no escuro, desenvolvida no Centro de P&D da montadora em Aachen, Alemanha.

A tecnologia combina os faróis adaptativos (presentes no Focus 2016) com sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, bem como GPS. Além disso, o conjunto utiliza uma câmera infravermelha para detecção de objetos, pessoas e animais, alertando assim o condutor.

ford-farois-tecnologia-2

 

Assim como um radar, o “Spot Lightning” pode detectar oito pontos de potencial perigo e dar prioridade para dois deles. Os alertas serão dados no display do quadro de instrumentos, alertando assim o motorista sobre o que está à frente.

ford-farois-tecnologia-3

O alcance é de até 120 metros e cães de porte grande podem ser vistos. As duas prioridades de oito selecionados são imediatamente iluminadas por dois fachos de LED ao lado dos faróis de neblina. A presença é indicada por um desenho amarelo ou vermelho no quadro de instrumentos, indicando sua proximidade e nível de perigo.

ford-farois-tecnologia-4

O uso de GPS permite aos faróis adaptativos iluminarem antecipadamente curvas e ou depressões na estrada, graças ao mapeamento topográfico prévio. Câmeras instaladas nos retrovisores permitem ao conjunto ótico iluminar com mais eficiência os limites da pista. O mais interessante é que a atuação da tecnologia é armazenada e utilizada quando o condutor passar novamente pelo mesmo percurso, atuando de forma automática.

Mais notícias

  • Dodge Challenger SRT Hellcat X tem 805 cv e será sorteado junto com clássico nos EUA

    -     O Dodge Challenger SRT Hellcat por si só já é algo fora do comum com seus 717 cv. No entanto, existe uma variante ainda mais poderosa, que infelizmente só tem um único exemplar disponível. Pelo menos por enquanto… Trata-se do Challenger Hellcat X, uma versão exclusiva feita para homenagear o avião experimental XF6F, criado para combater os japoneses na Segunda Guerra. O bólido tem seu motor V8 6.2 com dois novos compressores da Walsh Motorsport, que fizeram a cavalaria chegar a 805 cv. A Dodge não deu números de performance, mas nós imaginamos uma coluna de fumaça maior do o “normal” do Hellcat. O Hellcat X vem com entradas de ar adicionais sobre o capô, grade personalizada, para-choque com spoiler ajustável, difusor de ar traseiro e bancos e tapetes exclusivos. A pintura é devidamente preta. O Hellcat X será sorteado em uma campanha nacional nos EUA e além do carro, o ganhador ainda vai levar para casa um Dodge Challenger R/T 1970 que participou de um comercial de TV. Os fundos arrecadados serão revertidos para caridade. Cada bilhete custa US$ 3, mas o vencedor terá de pagar outros US$ 40.000 em impostos no recebimento do prêmio. Fonte: site notícias automotivas  

    Leia Mais

  • Hankook apresenta pneu sem ar iFlex que suporta até 130 km/h

    -  Fonte: site notícias automotivas   Alguns fabricantes de pneus estão investindo pesado no chamado pneu sem ar. Trata-se de um material rodante que não utiliza o ar sob pressão para manter as rodas do veículo em contato com o solo, mas tiras de borracha para amortecer os impactos. A Hankook é mais uma que aposta na ideia e apresentou o conceito iFlex. O non-pneumatic tyre (NPT ou pneu não-pneumático) da empresa utiliza materiais recicláveis e não tóxicos em sua fabricação, sendo assim mais ecologicamente correto. O perfil do pneu é de baixa resistência à rolagem, proporcionando também menor consumo de combustível. O iFlex reduziu de oito para quatro as etapas de fabricação e foi testado em velocidade, resistência, estabilidade e até mesmo em slalom. A Hankook diz que ele suporta até 130 km/h. Ainda conceitual, o Hankook iFlex entra na fila dos pneus não-pneumáticos já desenvolvidos e que esperam estrear no mercado mundial. A Michelin foi a primeira a apresentar um NPT em 2005, seguida pela Bridgestone em 2013. Você colocaria em seu carro um pneu assim?  

    Leia Mais

  • Fiat Aegea é o sucessor do Linea na Europa

    -   O Fiat Aegea – uma referência ao Egeu e também à rainha das Amazonas da mitologia grega – chega como sucessor do Linea na Europa e será produzido em Bursa, Turquia. Lançado no Salão de Istambul, o modelo tem foco no baixo custo e eficiência. O novo sedã da marca italiana adota um estilo totalmente diferente do visto no Viaggio chinês, destacando-se os faróis com base ovalizada e projetores quadrados. Desenhado na Itália e desenvolvido na Turquia, o Fiat Aegea apresenta um formato mais compacto e elevado, tendo a traseira lanternas envolventes, que possuem um pequeno prolongamento na tampa do porta-malas. Por dentro, destaque para o volante multifuncional com influência Chrysler em seu desenho, bem como um cluster bastante completo e de boa visibilidade. Na parte central, a multimídia Uconnect com tela de 5 polegadas parece um tanto simples e destoa do conjunto, que ainda conta com ar condicionado automático. O Fiat Aegea mede 4,50 m de comprimento, 1,78 de largura, 1,48 de altura e 2,64 de entre-eixos. O porta-malas tem 510 litros. Menor, mas com entre-eixos maior que o Linea, o novo sedã surge com dois motores a gasolina e dois diesel, indo de 95 cv a 120 cv. A transmissão pode ser manual ou automática. O melhor consumo é de 25 km/litro.   Fonte:  site notícias automotivas

    Leia Mais

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS...