Fonte: Site notícias automotivas
A Toyota anunciou no último sábado, 16, um recall para os modelos Corolla, Fielder, Hilux, Hilux SW4 e RAV4, devido a um problema no airbag do passageiro dianteiro, no caso dos dois primeiros automóveis, e do motorista, no caso dos demais veículos. O chamado envolve 128.615 exemplares dos seis modelos.
De acordo com o divulgado da montadora japonesa, os veículos porem apresentar rompimento inadequado do deflagrador do airbag que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa deflagrador. Isso pode causar danos materiais e lesões físicas graves aos ocupantes em caso de colisão frontal com a deflagração do airbag.
A substituição da bolsa do airbag da Hilux, Hilux SW4 e RAV4 será realizada a partir do dia 15 de junho nas concessionárias da Toyota, com agendamento prévio. Já para o Corolla e Fielder, haverá duas etapas.
A primeira, com início no dia 25 de maio, consiste na desativação da bolsa do airbag e a fixação de etiqueta adesiva no painel do veículo. Já a segunda, com início previsto até 60 dias após a primeira etapa, será realizada a substituição do deflagrador, com a reativação do airbag e a remoção da etiqueta. Até que o problema não seja solucionado, a Toyota recomenda a não utilização do banco dianteiro do passageiro para transporte de pessoas.
Para maiores informações, há o SAC da Toyota pelo telefone 0800 703 02 06 e o sitewww.toyota.com.br. Confira abaixo a relação de chassis dos modelos:
VEÍCULO | DATA DE FARBICAÇÃO | MODELO DOS VEÍCULOS | CHASSIS ENVOLVIDOS | |
Código Alfanúmerico | No de Série dos Chassis | |||
Corolla | 15/12/2003 a 30/03/2007 | XEI e SEG | 9BR53Z*** | 8542987-8555869 |
Fielder | 06/04/2004 | XEI e SEG | 9BR72Z*** | 8604870-8608442 |
Veículo | Data de fabricação | Modelo dos veículos | No de Série dos Chassis |
HILUX CD 4×4 SRV | 19/01/2005 a 28/12/2005 | 8AJFZ29G*** | 6000015-6016710 |
HILUX CD 4X2 SRV | 20/01/2005 a 26/12/2005 | 8AJEZ39G*** | 2500006-2503429 |
SW4 SRV | 09/09/2005 a 28/12/2005 | 8AJYZ59G*** | 3000026-3003175 |
RAV4 A/T | 01/10/2003 a 18/10/2005 | JTEHH20V*** |
0269765-6143704 |
Dodge Challenger SRT Hellcat X tem 805 cv e será sorteado junto com clássico nos EUA
- O Dodge Challenger SRT Hellcat por si só já é algo fora do comum com seus 717 cv. No entanto, existe uma variante ainda mais poderosa, que infelizmente só tem um único exemplar disponível. Pelo menos por enquanto… Trata-se do Challenger Hellcat X, uma versão exclusiva feita para homenagear o avião experimental XF6F, criado para combater os japoneses na Segunda Guerra. O bólido tem seu motor V8 6.2 com dois novos compressores da Walsh Motorsport, que fizeram a cavalaria chegar a 805 cv. A Dodge não deu números de performance, mas nós imaginamos uma coluna de fumaça maior do o “normal” do Hellcat. O Hellcat X vem com entradas de ar adicionais sobre o capô, grade personalizada, para-choque com spoiler ajustável, difusor de ar traseiro e bancos e tapetes exclusivos. A pintura é devidamente preta. O Hellcat X será sorteado em uma campanha nacional nos EUA e além do carro, o ganhador ainda vai levar para casa um Dodge Challenger R/T 1970 que participou de um comercial de TV. Os fundos arrecadados serão revertidos para caridade. Cada bilhete custa US$ 3, mas o vencedor terá de pagar outros US$ 40.000 em impostos no recebimento do prêmio. Fonte: site notícias automotivas
Leia Mais
Ford: Faróis com câmera detectam pedestres e animais no escuro
- Fonte: site notícias automotivas A Ford está testando uma nova tecnologia que permitirá ampliar bastante a segurança durante a condução noturna, que de acordo com a empresa, estará em breve nos carros da marca. Trata-se de faróis com câmera para detecção de pedestres, ciclistas e animais no escuro, desenvolvida no Centro de P&D da montadora em Aachen, Alemanha. A tecnologia combina os faróis adaptativos (presentes no Focus 2016) com sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, bem como GPS. Além disso, o conjunto utiliza uma câmera infravermelha para detecção de objetos, pessoas e animais, alertando assim o condutor. Assim como um radar, o “Spot Lightning” pode detectar oito pontos de potencial perigo e dar prioridade para dois deles. Os alertas serão dados no display do quadro de instrumentos, alertando assim o motorista sobre o que está à frente. O alcance é de até 120 metros e cães de porte grande podem ser vistos. As duas prioridades de oito selecionados são imediatamente iluminadas por dois fachos de LED ao lado dos faróis de neblina. A presença é indicada por um desenho amarelo ou vermelho no quadro de instrumentos, indicando sua proximidade e nível de perigo. O uso de GPS permite aos faróis adaptativos iluminarem antecipadamente curvas e ou depressões na estrada, graças ao mapeamento topográfico prévio. Câmeras instaladas nos retrovisores permitem ao conjunto ótico iluminar com mais eficiência os limites da pista. O mais interessante é que a atuação da tecnologia é armazenada e utilizada quando o condutor passar novamente pelo mesmo percurso, atuando de forma automática.
Leia Mais
Hankook apresenta pneu sem ar iFlex que suporta até 130 km/h
- Fonte: site notícias automotivas Alguns fabricantes de pneus estão investindo pesado no chamado pneu sem ar. Trata-se de um material rodante que não utiliza o ar sob pressão para manter as rodas do veículo em contato com o solo, mas tiras de borracha para amortecer os impactos. A Hankook é mais uma que aposta na ideia e apresentou o conceito iFlex. O non-pneumatic tyre (NPT ou pneu não-pneumático) da empresa utiliza materiais recicláveis e não tóxicos em sua fabricação, sendo assim mais ecologicamente correto. O perfil do pneu é de baixa resistência à rolagem, proporcionando também menor consumo de combustível. O iFlex reduziu de oito para quatro as etapas de fabricação e foi testado em velocidade, resistência, estabilidade e até mesmo em slalom. A Hankook diz que ele suporta até 130 km/h. Ainda conceitual, o Hankook iFlex entra na fila dos pneus não-pneumáticos já desenvolvidos e que esperam estrear no mercado mundial. A Michelin foi a primeira a apresentar um NPT em 2005, seguida pela Bridgestone em 2013. Você colocaria em seu carro um pneu assim?
Leia Mais